Memória do Vinho brasileiro

Laren começa a formar banco de dados nacional do vinho

03-08-2009

Projeto prevê a microvinificação de amostras de cinco regiões, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Vale de São Francisco, Minas Gerais e São Paulo

www.ibravin.org.br/int_noticias.php?id=197&tipo=N

O Laboratório de Referência Enológica (Laren) começou a formar um banco de dados nacional do vinho. A coordenadora do projeto, que iniciou este ano, é a professora Regina Vanderlinde, coordenadora de pesquisa do Laren, mantido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). “O objetivo é formar uma memória dos vinhos brasileiros produzidos a cada safra em cada uma das principais regiões vitivinícolas do país”, explica.

Para formar este banco de dados nacional, o Laren realizou, nesta safra, 230 microvinificações no Rio Grande do Sul e 60 em Santa Catarina. No segundo semestre, colherá 40 amostras no Vale do São Francisco (reunindo os estados de Pernambuco e Bahia) e de 10 a 20 amostras em São Paulo e Minas Gerais. “Isto nos permitirá uma comparação entre todas as regiões produtoras de uvas e vinho no Brasil”, destaca Regina. “Poderemos ainda conhecer mais a fundo as características dos vinhos elaborados no nordeste do Brasil”.

Tecnicamente, o banco de dados será utilizado para estabelecer padrões oficiais de razão isotópica de vinhos brasileiros. “As análises isotópicas são utilizadas para determinar a autenticidade de alimentos, como a adição de açúcares exógenos em vinhos e sucos de frutas e de água exógena em vinhos, além também auxiliar na determinação da sua origem geográfica”, explica a pesquisadora.

No dia 21 de agosto, um workshop no Laren, em Caxias do Sul, reunirá todos os parceiros do projeto. As vinificações no Vale do São Francisco são realizadas pela Embrapa Semi-Árido; em Santa Catarina, pela Epagri; em Minas Gerais, pela Epamig; e em São Paulo, pela Unesp de Botucatu. Depois, todas as amostras são enviadas para a análise final do Laren.

Saiba mais
- O Laren está situado em Caxias do Sul, junto à sede da Divisão de Enologia do Departamento de Produção Vegetal (DPV) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa).

- É mantido com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), encaminhados conforme convênio com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

- A equipe do Laren, coordenada pelo engenheiro agrônomo Plínio Manosso, é formada por: Sandra Valduga Dudra (coordenadora de qualidade), Gilberto J. Carniel, Angela R. Marcon, Lauriem Adami, Suziane Leonardelli, Fernanda Spinelli e a coordenadora de pesquisa, Regina Vanderlinde.

Comentários

Postagens mais visitadas