Vinhos brasileiros inauguram espaço permanente na Vinópolis em Londres


Os vinhos brasileiros acabam de realizar um sonho. Inauguraram um espaço permanente na Vinópolis – a “Cidade do Vinho”, uma espécie de Museu Mundial do Vinho –, na margem sul do rio Tâmisa, em Londres, com apoio do Ministério de Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na capital da Inglaterra. A conquista do projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), chega após um investimento de seis anos no mercado britânico, por meio da participação ininterrupta de 2005 até este ano na Feira Internacional de Vinhos de Londres (London International Wine Fair).

A partir da próxima semana, os consumidores britânicos terão acesso na Vinópolis, situada em London Bridge, o coração cultural de Londres, a 17 rótulos verde-amarelos de oito vinícolas brasileiras: Aurora, Casa Valduga, Irmãos Molon, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato e Salton. A escolha dos produtos foi feita por sommeliers da Vinópolis. Os vinhos e espumantes brasileiros também poderão ser adquiridos no site de vendas da Vinópolis, www.laithwaites.co.uk, a partir de junho.

“Estar na Vinópolis é um marco histórico para o vinho brasileiro”, disse a gerente de Exportação do projeto Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, na inauguração oficial do espaço dos Vinhos do Brasil na Vinópolis, ocorrida na última sexta-feira (21), com a presença da chefe do Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Londres, Regina Bittencourt, do gestor de projetos da Apex-Brasil, Marco Soares, da diretora da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai), Sandra Schäfer, e de empresários, jornalistas, sommeliers ingleses, e produtores brasileiros.

“O ingresso do Brasil na Vinópolis representa uma aproximação efetiva do consumidor inglês, que além de ter contato com o espaço do Brasil poderá degustar e comprar 17 vinhos e espumantes”, afirmou Andreia. Para ela, o Brasil quer ser uma opção de consumo para quem procura vinhos elegantes, autênticos, frescos, frutados e com álcool moderado. “Colocamos definitivamente a bandeira dos vinhos brasileiros em Londres, o maior mercado importador de vinhos do mundo”, comemorou. Regina Bittencourt, da Embaixada Brasileira em Londres, destacou a presença dos vinhos brasileiros na Vinópolis. “É um orgulho para os brasileiros ter um espaço privilegiado neste lugar que recebe, por ano, a visita de mais de 100 mil pessoas de todas as partes do mundo”, comentou.

Veja os vinhos e espumantes brasileiros que estarão à venda na Vinópolis:

Aurora: espumantes Aurora Brut Chardonnay e Aurora Moscatel.
Casa Valduga: vinho tinto Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2006.
Irmãos Molon: Pietro Felice Gran Reserva Cabernet/Merlot.
Lidio Carraro: vinho branco Dádivas Chardonnay.
Miolo: vinho branco Alisios e vinho tinto Quinta do Seival.
Piagentini: vinho Decima Gran Reserva 2005 e espumante Decima Brut.
Pizzato: vinho branco Pizzato Chardonnay 2009; e vinhos tintos Fausto Merlot 2006; DNA 99 Merlot 2005; Pizzato Concentus 2005; Pizzato Reserva Cabernet Sauvignon 2004; e Pizzato Cabernet Sauvignon 2006.
Salton: vinhos tintos Salton Talento 2005 e Salton Séries Cabernet Franc 2007.

EDUARDO TLACH
VINHO AO SEU ALCANCE

Comentários

Postagens mais visitadas