Holandeses estão na Serra para conhecer vinícolas gaúchas

Quatro jornalistas holandeses dos principais veículos impressos dos Países Baixos participam, de hoje (14) até quarta-feira (16), de um roteiro por seis vinícolas localizadas na serra gaúcha. As visitas técnicas são organizadas pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Wines From Brazil, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Embaixada do Brasil em Haia (Holanda) e TAM Linhas Aéreas. O roteiro contempla empresas exportadoras do Wines From Brazil, como Aurora, Casa Valduga, Courmayeur, Lidio Carraro, Miolo e Salton.

A vinda dos jornalistas holandeses foi acertada na degustação de vinhos realizada dia 1º de abril deste ano, em Haia, na residência do embaixador brasileiro nos Países Baixos, José Artur Denot Medeiros. “Foi lá que os jornalistas holandeses manifestaram o interesse em conhecer as vinícolas brasileiras”, lembra a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan. Ela destaca que esta é a primeira parceria em um projeto imagem feita pelo Ibravin com a Embaixada brasileira na Holanda e a TAM para trazer jornalistas estrangeiros ao Brasil. “A TAM está com uma estratégia inteligente para atrair os holandeses ao Brasil, utilizando um novo atrativo, o roteiro enogastrômico”, comenta. “Com a exibição das vinícolas daqui nos principais jornais da Holanda, certamente muitos turistas se sentirão entusiasmados a virem ao Brasil”. Além das visitas nas vinícolas da serra gaúcha, eles também conhecerão alguns atrativos turísticos do Estado, como a Maria Fumaça, os Caminhos de Pedra e a região das Hortências.

Mercado holandês
Andreia ressalta que a Holanda é o 4º principal destino de vinhos e espumantes brasileiros – e o 3º para as vinícolas exportadoras pertencentes ao Projeto Setorial Wines From Brazil. A degustação na residência do embaixador brasileiro em Haia contou com a participação de oito vinícolas verde-amarelas – Aurora, Miolo, Salton, Casa Valduga, Lidio Carraro, Boscato, Garibaldi e Vinibrasil. “A Holanda possui características bem peculiares de consumo, é um país aberto a novos produtos”, observa Andreia. “Os consumidores gostam de vinhos modernos e frutados, como os brasileiros”, revela.


Exportação
O crescimento das vendas para a Holanda é animador. Em 2007, foram exportados 181,2 mil litros, que renderam US$ 365,8 mil, fixando o país como 5º maior importador dos vinhos brasileiros. Em 2008, os resultados foram ainda melhores. Foram 340,4 mil litros colocados no mercado holandês – um acréscimo de 88% e um degrau a mais no ranking de compradores do Brasil. Este volume gerou um faturamento de US$ 783,6 mil no ano passado, 114% superior a 2007.


Ao contrário dos outros setores de bebidas alcoólicas, o mercado de vinhos não é dominado por marcas. No total, há mais de 30 mil diferentes vinhos disponíveis. “O mercado de vinhos é o único das bebidas alcoólicas que está crescendo nos Países Baixos”, comemora a gerente de Promoção Comercial do WFB.

Fonte: IBRAVIN - www.ibravin.org.br

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