Tragédia com Vinho

Em Portugal saiu a notícia que três pessoas faleceram intoxicadas quando produziam seu vinho em 28 de setembro deste ano.
O casal Ângelo Rosado, 74 anos, e a mulher Isilda de Jesus, 72 mais o amigo Fernando Carvalho, 61 anos faziam o seu tradicional vinho em uma vinícola pouco arejada, nos arredores de Coimbra.
O acidente provavelmente aconteceu supondo-se que um deles estaria prensando o bagaço resultante depois da fermentação do vinho dentro do respectivo tanque , teria desmaiado e caído no local. O amigo tentou salvá-lo mas também desmaiou, por fim a senhora também tentou salvar os dois mas teve o mesmo triste fim, todos vítimas da inalação do dióxido de carbono e de falta de oxigênio.

Isso me faz lembrar de que meu pai também produzia vinho em sua casa na República Tcheca e dizia que ao fazer o vinho embaixo de sua casa para saber se podiam descer após a fermentação, ele desciam uma vela acesa, se ela se apagasse ainda havia o perigo do gás mortal, se permanecesse acesa era hora de descer e engarrafar.

No caso das pessoas acima, havia pouco arejamento na área, e trabalhar sem proteção nesses locais se torna muito perigoso.


Triste notícia mas esse fato as vezes pode acontecer com produtores experientes.


Eduardo Tlach

VINHO AO SEU ALCANCE

Comentários

Postagens mais visitadas