BAG IN BOX

Bons vinhos estão acondicionados em garrafas, certo?

Nem sempre. Os melhores vinhos, os clássicos, sempre serão encontrados em garrafas com rolhas de cortiça, prontos para amadurecer em adegas por longo tempo.

O mercado fornece hoje uma nova embalagem o Bag in Box, traduzido ao pé da letra: sacola na caixa.

São embalagens (de 2, 3 ou 5 li

tros) que tornam prática a vida de quem quer saborear um vinho todo dia,

sem se preocupar se o vinho vai ficar passado ou “ir pro vinagre”.

O Bag in Box é uma caixa de papelão contendo uma bolsa plástica de 3 camadas, com uma torneira de serviço que não deixa o vinho entrar em contato com o meio ambiente. Dessa forma o vinho se mantém bom para consumo dentro de um prazo de vinte a trinta dias, depois de aberto.

Essa embalagem surgiu no Brasil na década de 90, sendo o Aurora Casa de Bento, o primeiro. Na mesma época cheguei a ver uma embalagem Bag do vinho de mesa Chapinha, mas os dois sumiram do mercado.

Nesses anos experimentei vários Bag’s trazidos de fora pelo meu amigo Dante Martinelli que trabalhava em uma companhia aérea e sempre trazia novidades do vinho.

Chegamos a degustar: Franzia (havia dos EUA e de uma importação do Chile e embalado nos EUA), Almaden (EUA) e de outros países como Austrália e África do Sul.

Algum tempo atrás perguntava aos produtores nacionais se haveria a tal embalagem, eles torciam o nariz dizendo que vinho só ficava bom na tradicional garrafa, hoje temos vários produtores embalando em Bag.

Bom para se ter

em casa, restaurantes, levar para um churrasco ou encontro informal entre amigos.

Destaco dois Bag’s que degustei há pouco tempo:

-Monte Caron (vinícola da cidade de São Jorge – RS) cabernet sauvignon e o assemblage, os dois muito bons, harmônicos, descem macio.

-Tributo (Marco Luigi) merlot, muito frutado, harmônico, macio.


EDUARDO TLACH

VINHO AO SEU ALCANCE

Comentários

Postagens mais visitadas