O VINHO

O VINHO

Vinho uma paixão antiga, diversas vezes o vinho é citado na bíblia, comentado em revistas, internet e nos jornais.

O Vinho não é uma bebida estática. Todos os dias são feitos novos vinhos em vários lugares do mundo, em paises tradicionais e nos paises do novo mundo.

Cada safra é diferente, muda-se o nível das chuvas, a quantidade de sol e vento e o resultado será diferente de anos anteriores.

Surgiu a milhares de anos provavelmente de uma fermentação de uvas dentro de um alforje sendo carregado a grande distância. Que maravilha poder descobrir tal bebida!

Pode se obter vinho praticamente de todas as uvas. Se você utilizar uvas de mesa (uvas americanas tipo niágara, Isabel, bordeaux) você terá vinho de mesa (Brasil), agora se você utilizar uvas finas (uvas européias tipo periquita, moscatel, tempranilo, cabernet sauvignon, merlot, chardonnay) você terá vinho fino de mesa.

O gosto de uva no vinho não quer dizer qualidade. Muitos são os sabores encontrados nos bons vinhos menos o de uva, com exceção dos vinhos feitos com uva moscatel.

Para tanto as uvas são colhidas, vão para a cantina separam-se os bagos dos engaços (máquina), as uvas são então levemente prensadas para separar as cascas e obter-se o mosto que será fermentado por ação das leveduras transformando o açúcar em álcool e dessa forma estará feito o vinho.

Este processo foi explicado de maneira simplista, pois em cada etapa há detalhes muito importantes que fazem a qualidade do produto final, e a diferença entre os bons vinhos e os de excelente qualidade, vinhos que são cotados em dólar, e que podem chegar a cifras de milhares de dólares.

Eduardo Tlach

Vinho Ao Seu Alcance

Comentários

Postagens mais visitadas